Dezembro chegou e é considerado o período de férias para muitos brasileiros, que escolhem aproveitar o momento para viajar com a família.
Mesmo que alguns tutores deixem seus pets em hotéis especializados em hospedar animais ou sob o cuidado de familiares, algumas pessoas querem viajar e aproveitar essa experiência única junto com seus companheiros animais.
Antes de viajar com o seu cachorro ou gato, seja de carro, ônibus ou avião, é importante que você converse com seu médico veterinário. O ideal é que ele examine seu pet para ter certeza de que está tudo bem com a saúde dele e converse sobre eventuais imprevistos durante a viagem, como enjoos. O profissional poderá indicar medidas preventivas para que seu bichinho não passe mal durante o trajeto.
Viagens nacionais com cães e gatos
Ao levar o seu bichinho para viajar, é necessário o atestado de saúde para comprovar a imunização contra a raiva, devidamente assinado por um veterinário inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária. A vacina é válida por 12 meses e precisa ser aplicada pelo menos 30 dias antes da viagem.
A forma mais segura de se viajar com cachorros e gatos, é garantindo que eles estão presos. Assim, em casos de freadas bruscas ou colisões, os pets estarão protegidos.
Outra opção, e essa é ótima também para gatos, são as caixas de transporte. As caixas de transporte e bolsas de transporte estão disponíveis em diferentes tamanhos, formatos, cores e materiais.
Se for viajar de ônibus, antes de comprar a passagem verifique com a empresa rodoviária como é feito o transporte de animais. Algumas empresas transportam animais no bagageiro e outras simplesmente não permitem o transporte.
Em viagens aéreas, o animalzinho pode ser transportado tanto no compartimento de carga quanto na cabine de passageiros. Algumas companhias exigem que seja feita uma reserva, antes da viagem, na central de atendimento, enquanto outras exigem que o embarque deve ser feito com no mínimo duas horas de antecedência.
Viagens aéreas internacionais com cães e gatos
Para viagens internacionais, é obrigatório a apresentação do CZI – Certificado Zoossanitário Internacional que deve seguir as exigências sanitárias do país de destino. O certificado é expedido pela unidade de Vigilância Agropecuária Internacional do Ministério da Agricultura (Vigiagro), presente nos principais aeroportos do país.
É importante consultar a legislação do país de destino com antecedência, o que pode ser feito nos consulados, já que cada nação tem suas próprias normas. O CZI tem duração de 48 horas e deve ser retirado novamente para a viagem de volta.
#CVL – Centro Veterinário Lagoa
Clínica Veterinária 24h e Banho&Tosa
(21) 2135-8088 / (21) 97625-1829