Por: Dra Gabrielle Costa, Médica Veterinária e especialista em Felinos.
Os gatos dão pistas que estão com calor de maneira bem sutil, mas eles sofrem com as altas temperaturas que, em casos extremos, podem até levá-los à morte.
Para aliviar o calor, eles tendem a se lamber mais do que o habitual, uma tática que os ajuda a resfriar o corpo. Alguns gatos também podem ficar mais letárgicos nos dias mais quentes.
Outra pista de que seu bichinho está incomodado, é a preferência por locais mais frescos para se deitar, como pisos frios e de cerâmica, atrás de plantas, no interior de vasos vazios e na frente de ventiladores ou ar-condicionado.
É muito importante estar atento a esses sinais, para não colocar a saúde e o bem-estar do seu gato em risco.
Dicas para deixar seu gatinho mais confortável em dias muito quentes:
Hidratação: Estimule-o a beber mais agua, troque a água com frequência e nos dias mais quentes, coloque cubos de gelo nos potes. Também é legal usar potes de aluminio ou ceramica que mantém a água gelada por mais tempo
Cuidados com os pelos: escove-o diariamente e se a pelagem for muito densa e longa, uma opção é fazer uma tosa na região da barriga.
Ambiente: mantenha o ambiente o mais fresco possível com a ajuda de ar condicionado, ventiladores ou umidificadores de ar.