Por: Dr. Leonardo Bazzanella, Médico Veterinário, especialista em Ultrassonografia Veterinária
A ultrassonografia é um método diagnóstico muito importante na medicina veterinária, pois permite a avaliação de órgãos internos, tecidos e estruturas do corpo do paciente de maneira não invasiva e sem emissão de radiação.
Ela é útil para identificar alterações em trato urinário, gastrointestinais, doenças reprodutivas e muito mais. Também é usada para diagnóstico gestacional e o desenvolvimento fetal em animais, assim como estabelecer uma previsão de parto e estimativa do número de filhotes.
A ultrassonografia pode ser realizada em conjunto com outros exames, como exames laboratoriais e radiografias, para fornecer um diagnóstico mais preciso e completo.
Algumas das suas vantagens incluem:
Não invasiva: a ultrassonografia é uma técnica não invasiva, o que significa que não é necessário realizar cirurgias ou procedimentos invasivos para obter imagens do corpo do animal.
Não emite radiação: ao contrário de outras técnicas de diagnóstico por imagem, como a radiografia e a tomografia computadorizada, a ultrassonografia não utiliza radiação ionizante, o que reduz o risco de efeitos colaterais para o animal e para o médico veterinário.
Indolor: a ultrassonografia não gera dor ou desconforto no paciente. Dificilmente precisamos submeter o animal a sedação para realização do exame, exceto para aqueles extremamente agressivos.
Versatilidade: a ultrassonografia pode ser utilizada para examinar diferentes áreas do corpo do animal, como abdômen, tórax, tecidos moles, olhos e até mesmo o crânio! Além disso, ela também pode ser utilizada em animais de diferentes tamanhos e espécies.
Tempo de realização: a ultrassonografia pode ser realizada de forma rápida e eficiente, permitindo que o veterinário obtenha informações imediatas sobre o estado de saúde do animal.